sábado, 6 de março de 2010

No caixa eletrônico, no boleto, no site: bancos e seus conteúdos confusos

Muito simples o ocorrido: precisava pagar um boleto o qual estava vinculado a uma compra efetuada com o cartão de crédito Itaú. O vencimento caia numa sexta-feira. Brasileira que sou fui sexta-feira a noite em um caixa eletrônico para pagar. Fui pagar no caixa do Banco do Brasil. Detalhes importantes: estava apenas com o número do boleto anotado em um papel inicialmente.

Então antes de continuar, algumas informações sobre o surgimento deste blog.

Sou leiga em algumas questões, por exemplo bancárias, todavia não me considero uma pessoa burra, logo, achei que seria fácil efetuar pagamento da fatura citada. Entretanto, tive alguns problemas para efetuar este pagamento, e o principal deles foi sem dúvida a burocracia/falta de informação simples, descomplicada e/ou melhor evidenciada. Parece bobagem se contado assim numa conversa informal, mas se analisarmos friamente, em um tempo como o nosso, minado pela informação, isso é extremamente lamentável, vergonhoso e inadmissível.Esta mais que na hora de haver uma desburocratização de processos simples na vida das pesssoas. É preciso simplificar, informar de verdade e preferencialmente a verdade. As instituições precisam se repensar. Um incidente bancário simples me fez ver que estamos todos na verdade cercados e de saco cheio de aceitar uma série de incidentes simples que nos acontecem. Esse é um canal de desabafo. Desburocratize!

Então, voltando ao caso da fatura, foi por conta deste incidente que descreverei e por tantos outros ocorridos não só comigo, que constatei que há sim desinformação e desinteresse por parte de alguns clientes (como eu) na busca de informações bancárias no banco (fisicamente falando) -
poucas vezes fui na minha agência buscar informações, me embaso muito no conteúdo publicado online, acho que é mais prático e não preciso pedir para sair no meio do expediente ou me desculpar pelo atraso caso resolva ir no congestionado horário do meio dia - mas há também muita neblina, chuviscos e ruídos na forma de como as informações são repassadas. Burocracia nota mil.

Problema 01
No caixa eletrônico do Banco do Brasil, digito os números da fatura já meio sem fé pois na imagem sugerida na tela percebo que os números estão abaixo do código de barras e bem, quando anotei lembro que eles não estavam ali posicionados (fatura confusa). Sigo mesmo assim e com menos fé ainda percebo que faltarão números pois a tela mostra que são 5 grupos de 12 números e novamente não é assim que estava na fatura da qual anotei os números. Ao fim do digito dos números constato o esperado: sem números suficientes a operação não podia ser realizada. Nenhum grupo de números do boleto tem 12 números. Tentei mais umas duas, três vezes sem sucesso digitar a disposição dos números na sequência mas enfim, faltavam números.
Solução 01: ligo para meu irmão e ele me informa que é só encher de "zeros"até o final. Funcionou. o/


Problema 02 | Banco do Brasil me confundiu
Ainda no guichê do Banco do Brasil, após digitado os números, a data do vencimento e confirmado o saldo uma mensagem surge na tela dizendo que a operação não poderia ser realizada por falta de agendamento. Repeti o processo, tentei achar em outras funções a função agendamento,nada, sem sucesso novamente. Não sei o que houve.
Solução 02: sem solução até o momento pois preciso ir um outro dia com mais paciência e em um horário com poucas pessoas estudar o que fazem algumas das opções do caixa eletrônico.

Problema 03 | Banco do Brasil, aipapuquepariu
Insatisfeita com aquilo, fui até um local com acesso ao meu email e imprimi o boleto. De volta ao guichê, tento passar o código de barras e o laser não reconhece o código. A sexta-feira bancária se acaba pois chegam as 22 horas e eu estou agora com um boleto atrasado para pagar.
Solução 03: sem solução, mas uma reflexão: não se deve deixar nada para pagar na última hora.

Problema 04 | Canonizem o cara da lotérica, crucifiquem o criador dos boletos do Itaú
Sábado. Vou até uma lotérica, já meio sem certeza se após o vencimento poderia pagar ali. O atendente não tem certeza se pode, nada veio discriminado sobre isso no boleto do Itaú, mas mesmo assim ele realiza o procedimento e a princípio dá tudo certo. Ele me pede o valor da fatura pois novamente o valor não está evidenciado na fatura, como lembro de cabeça digo pra ele. Pronto, paguei. Ao sair o rapaz me deseja sorte para talvez não ter de pagar multa pelo atraso de um dia, mas sei que é difícil. Mais tarde vejo num canto superior da parte do boleto que ficou comigo o valor a ser pago descrito em letras um pouco pequenas. Que papel bem inútil aquele boleto. Porque o valor não estava maior? E porque nao estava na parte central do documento? Porque aquela área toda branca e vazia sem nada explicativo, sem nada de nada? Porque então se o papel não deve dizer nada, somente o valor(?) não é de tamanho menor? Enfim, talvez tudo naquela composição gráfica misteriosa do dito boleto tenha um significado informacional específico maior, a qual eu realmente não pude absorver.
Solução 04: a boa vontade do cara da lotérica.

Problema 05 | Agora o Itaú me confundiu
Chego em casa, meu irmão me critica pois o cartão do Itaú era dele, logo com esse atraso no pagamento ele me cita que talvez tenha que pagar alguns encargos, como uma parcela referente a porcentagem mínima da fatura e mais por conta do juros/multa do atraso. Como ele estava chateado e eu também, não quis ficar questionando ele para verificar os valores dessas taxas e fui eu mesmo verificar no site. Belo site, mas fracasso total na busca de informações de valores de taxas/multas. Talvez por eu não ser cliente e nao ter me logado no site não acesse essas informações, mas reavaliando, acho que realmente não as encontrei (conteúdo pouco evidente) ou elas não estão ali (E porque não? Porque não se pode saber (ao menos online) o quê, quanto e para quê se esta pagando por determinada taxa para o banco? Porque as taxas não são apresentadas de forma mais clara? Todos querem saber sobre essas questões de juros, gastos ora!Sei que sou leiga na área a qual estou a reclamar, mas repito: ao menos no site, não são conteúdos apresentados de forma clara! É preciso evidenciar melhor, bem melhor essas informações valorativas.
Solução 05: pedir gentilmente para meu irmão verificar com seu login o valor de multa/juros assim que melhorar seu humor e/ou aguardar de que forma virá a socada em formato de boleto, no próximo mês.








Nenhum comentário:

Postar um comentário